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    Sensor de estacionamento

    O sensor de estacionamento é um acessório capaz de identificar os obstáculos que estão próximos ao automóvel durante a baliza. Mesmo para os motoristas mais experientes, utilizar o sensor de ré pode ser útil para evitar acidentes com pequenos e médios obstáculos, que não estão visíveis durante a manobra. Esse acessório pode vir de fábrica com o modelo adquirido ou pode ser instalado em carros mais antigos, de acordo com a necessidade do motorista.

    Sensor de ré: entenda como funciona esse item

    O sensor de ré convencional funciona com um alarme sonoro, que se intensifica conforme a distância do veículo com o obstáculo é encurtada. Ele apita geralmente quando o automóvel está a uma distância de 1 metro do obstáculo e é mais sensível com obstáculos menores, que são os mais prejudiciais e difíceis de enxergar durante a baliza.

    Os modelos mais convencionais possuem de dois a quatro pontos, sendo que os de quatro pontos são muito mais eficientes. Existe ainda o sensor de estacionamento oito pontos, que é instalado tanto na parte dianteira quanto na traseira e é ainda mais eficaz em todos os tipos de manobras, ajudando a evitar colisões.

    Sensor de ré com câmera: vale a pena ter?

    A câmera de ré é um excelente auxílio ao sensor de ré, que garante ainda mais a segurança do seu veículo durante as manobras de estacionamento. Ela é capaz de reproduzir imagens do ponto cego traseiro no espelho retrovisor e garantir ainda mais a estabilidade durante a baliza.

    Sensor de estacionamento: como escolher o ideal?

    Existem diversos modelos no mercado de sensor de estacionamento, no entanto, para escolher o ideal de acordo com o seu veículo é essencial se atentar a alguns detalhes. É importante confirmar se o sensor tem conexão com câmeras, quantos pontos de sensores são desenvolvidos e se o modelo possui quatro pontos ou oito.

    Os mais simples que não possuem câmera contam com um display, instalado no painel do automóvel, que demonstra a distância exata e a direção dos obstáculos em relação ao carro.

    Os modelos mais caros são os que possuem a câmera de ré, por justamente serem mais completos e equipados. Nesse sentido, optar por um sensor de ré com câmera é uma ótima opção, para garantir que a baliza acontecerá da forma mais precisa e segura possível. Por isso, esse acessório possui um ótimo custo/benefício se comparado aos modelos mais simples, mesmo que tenha um preço superior.

    Antes de adquirir, é essencial pesquisar o que há disponível, com as funções e os itens adicionais. É importante conhecer muito bem o produto e todas as suas especificações antes da compra, para evitar frustrações e problemas durante a instalação e o uso.

    Sensor de ré: dicas de instalação

    É possível instalar o sensor de estacionamento manualmente, com as ferramentas e os procedimentos corretos. Para instalar esse equipamento, é necessário apenas ter os seguintes materiais:

    • Furadeira convencional
    • Fita crepe
    • Estilete
    • Fita isolante
    • Trena

    Agora, para instalar o sensor de ré convencional - o modelo de quatro pontos -, basta executar os seguintes passos:

    1. O primeiro passo é identificar exatamente o centro do para-choque e marcá-lo com uma fita crepe.
    2. Para realizar os furos corretamente, é necessário marcar com precisão a distância entre eles, por isso, use uma trena para marcar 20 cm ao lado do ponto central. Marque dois pontos de distância do ponto central, ambos com 20 cm em relação ao centro, vamos chamá-los de ponto A e B. Use novamente a fita crepe.
    3. Agora, contando uma distância exata de 40 cm dos pontos A e B, marque novos pontos usando a fita crepe novamente.
    4. Para ter certeza de que os quatro pontos estão perfeitamente alinhados, use a trena para medir a distância do chão até os pontos, confirmando o alinhamento dos mesmos.
    5. Agora é o momento de usar a furadeira, com o auxílio da serra copo, que geralmente vem no kit de instalação.
    6. Fure os quatro pontos com a mesma profundidade e com a mesma precisão.
    7. Cada sensor de estacionamento já vem de fábrica com um número específico, que determina a ordem de instalação, que é da esquerda para a direita e começa do número 1 até o número 4 continuamente.
    8. Passe o cabo do sensor pelos furos completamente, até que a ponta do cabo saia por baixo do para-choque.
    9. Quanto encaixar o cabo e os sensores, certifique-se de que a tampa dos sensores está com as flechas para cima.
    10. Após terminar os encaixes, faça um chicote e coloque os fios dos sensores dentro do porta-malas, por meio da entrada de ar.
    11. Desconecte o plugue de energia da lanterna e localize os polos de energia, tanto o positivo quanto o negativo. Caso tenha dificuldade de identificar qual polo é positivo ou negativo, use uma caneta de polaridade.
    12. Ligue os fios que alimentarão a central.
    13. O plugue vermelho deve ser ligado no conector vermelho e os plugues dos sensores devem ser ligados na ordem respectiva, da esquerda para direita. Você irá perceber que um conector ficará sem plugue, pois essa conexão é destinada para o display.
    14. Prenda a central do sensor no porta-malas, use uma fita isolante para fixar, por ser mais resistente.
    15. Próximo ao volante, prenda o display com fita dupla face, que costuma vir com o kit.
    16. Passe pelo forro do teto do automóvel o fio de conexão do display, até que ele chegue na central para ser conectado.
    17. Após conectar o fio do display na central, certifique-se de que o sensor de estacionamento está funcionando corretamente. Para isso, basta ligar o carro e engatar a marcha à ré.

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