bannerDepartment

Sensor de Estacionamento

Produtos encontrados: 8 Resultado da Pesquisa por: em 8 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 8 Resultado da Pesquisa por: em 8 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

O sensor de estacionamento é uma tecnologia que há algum tempo era considerada exclusiva dos automóveis de luxo, mas que, felizmente, hoje é um equipamento que vem se popularizando entre os modelos de série.

Para muitas pessoas, realizar manobras e estacionar o carro é um momento de muita tensão. A baliza, geralmente, é a manobra que costuma assustar mais os motoristas, pois, além de estacionar o carro corretamente, é necessário tomar um cuidado redobrado para não encostar nos veículos da frente e de trás. Nestes casos, o sensor de estacionamento facilita muito o processo.

Esse equipamento ajuda, ainda, a evitar que o carro encoste em outros objetos que podem estar fora do campo de visão do motorista, como carrinhos de compra, portões, canteiros de flores, pequenos postes e colunas de prédios.

Hoje, existem concessionárias que oferecem o acessório como item de série e outras que o oferecem como item opcional. Além disso, também existe a opção de adaptar um sensor de estacionamento ao modelo do seu carro. A instalação é simples e você só precisa escolher o modelo desejado e contar com um profissional qualificado para o serviço.

Se você ainda tem dúvidas, confira o que é sensor de estacionamento, como é o funcionamento deste acessório, quais os principais tipos e por que investir na instalação dele no seu veículo.

Sensor de estacionamento: o que é?

O sensor de estacionamento é um equipamento que funciona por meio de ultrassons cujo objetivo é facilitar as manobras do veículo e oferecer mais segurança ao condutor e às pessoas que estiverem ao redor do carro. O kit sensor de estacionamento é instalado no para-choque do veículo e funciona, geralmente, a partir de 150 cm do obstáculo que está em seu raio de funcionamento.

Sensor de estacionamento e pontos cegos

Pontos cegos são ângulos de visibilidade nula presentes em algumas partes do carro, como a traseira. Independentemente do modelo do automóvel, os pontos cegos existem e são a causa de alguns acidentes que acontecem no trânsito.

A tecnologia automotiva tem criado ferramentas que ajudam muito o motorista, como é o caso do sensor de estacionamento, que ajuda a ampliar a noção do condutor em relação ao espaço ao redor do carro durante as manobras.

Apesar de já existirem sensores específicos para pontos cegos, os sensores de estacionamento não deixam de ser uma opção inteligente para os motoristas que desejam evitar acidentes domésticos e danos que podem acontecer com o veículo.

Sensor de estacionamento: como funciona?

O funcionamento do sensor de estacionamento é baseado na tecnologia de ultrassom. Quando o equipamento é acionado, o sensor emite uma frequência sonora muito alta impossível de ser captada pelos ouvidos humanos. Essa frequência de som reflete nos objetos próximos ao veículo e volta para o sensor. A distância entre o veículo e o objeto é calculada com base no tempo em que o sinal leva para ir e voltar.

Após identificar a distância, a central emite um aviso sonoro, com bipes que variam conforme o carro se aproxima do obstáculo. Quanto menor a distância entre o veículo e o objeto, menores os intervalos entre os bipes e, no momento em que o som se torna ininterrupto, o objeto está muito próximo ao carro.

É importante levar em consideração, no entanto, que alguns pequenos objetos podem não ser identificados pelo sensor na trajetória da sua manobra. O mesmo pode ocorrer caso o objeto esteja fora do raio de alcance do sensor de estacionamento. Por isso, prefira os modelos que oferecem uma varredura mais detalhada.

Sensor de estacionamento: quais os principais tipos?

Basicamente, existem dois tipos de sensor: o sensor de estacionamento 4 pontos e o sensor de estacionamento 8 pontos.

O modelo de 4 pontos funciona apenas como um sensor de ré, já que é instalado ao longo do para-choque traseiro. O modelo de 8 pontos, em contrapartida, é instalado tanto no para-choque traseiro, quanto no para-choque dianteiro e dá uma noção mais completa da posição do carro em relação aos obstáculos ao redor.

Normalmente, os modelos mais simples de sensor de estacionamento vêm com um display LCD que informa o alcance do carro ao objeto. Mas você também pode optar por um kit sensor de estacionamento que venha com câmera de ré. Dessa forma, além dos avisos sonoros, você consegue visualizar na tela da sua central multimídia tudo que está atrás do carro.

Sensor de estacionamento: vantagens e desvantagens

A principal vantagem de instalar um sensor de estacionamento no seu veículo é a segurança que esse equipamento oferece, já que ele ajuda a evitar eventuais acidentes com pedestres. Além disso, ele é ótimo para evitar danos ao carro, como arranhões e pequenos amassados que podem ocorrer durante a manobra. Seu custo-benefício também é um atrativo, já que é bem acessível e ajuda a evitar gastos com reparos na lataria do veículo.

A desvantagem é em relação ao barulho, que, dependendo da situação, pode ser bastante incômodo. No sensor de estacionamento 8 pontos, por exemplo, que conta com o dispositivo instalado no para-choque dianteiro, o bipe costuma soar toda vez que seu veículo se aproxima de outros carros no dia a dia. Entretanto, ele pode ser desativado temporariamente e reativado quando houver necessidade.

Sensor de estacionamento: cuidados com a instalação

Apesar da instalação do sensor de estacionamento ser um procedimento simples, o mais indicado é que você conte com um profissional qualificado para realizar o serviço. Isso porque as peças do equipamento são embutidas na lataria e, para isso, é necessário realizar furos sem comprometer o friso do para-choque ou a pintura. Além disso, é importante que o equipamento fique bem posicionado -- caso contrário, ele poderá deixar de cumprir sua função corretamente.

Um bom profissional irá garantir, além de uma instalação segura, que a estética do carro seja mantida impecável!

Sensor de estacionamento: confira os modelos oferecidos pela ArsenalCar!

Na ArsenalCar, você encontra sensor de estacionamento 4 pontos, sensor de estacionamento 8 pontos, sensor de estacionamento com câmera e display sensor de estacionamento. Confira todas as opções disponíveis, aproveite a praticidade de comprar online e garanta manobras mais simples e seguras!