Retrovisor

Produtos encontrados: 31 Resultado da Pesquisa por: em 7 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 31 Resultado da Pesquisa por: em 7 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

retrovisor é um dos equipamentos de segurança mais importantes de um veículo. O conjunto de espelhos na parte interna e externa do carro revela manobras que outros automóveis estão fazendo para facilitar uma mudança de direção muito mais segura e sem risco de acidentes. Precisa saber mais sobre retrovisor? Então, você está no lugar certo!

Retrovisor: características e funções

Os automóveis apresentam três modelos diferentes de retrovisores: um retrovisor interno e dois externos (esquerdo e direito), e cada um deles tem uma função diferente. Vejamos as características de cada espelho:

  • Retrovisor interno central: responsável por mostrar tudo o que há e que está acontecendo na parte de trás do carro;
  • Retrovisor externo esquerdo (motorista): responsável por mostrar o que há e o que está ocorrendo na parte lateral do motorista. Este espelho é plano e garante reflexos precisos, o que favorece uma visão real da distância dos objetos;
  • Retrovisor externo direito (passageiro): responsável por revelar o que ocorre do lado direito do carro. Este espelho tem um formato convexo, ou seja, é levemente saltado para fora, o que concede um ângulo de visão maior, enquanto que objetos e distâncias parecem menores do que realmente são, por isso, demanda maior cuidado por parte do condutor.

Retrovisor: você usa da maneira correta?

Um dos fatores mais importantes quando falamos em retrovisor automotivo é o ajuste dos mesmos. Tanto o modelo interno, quanto o retrovisor externo do lado direito e do lado esquerdo precisam ser corretamente posicionados para indicar os movimentos que estão acontecendo nas pistas de rolagem e possibilitar tomadas de decisões com maior segurança.

A posição ideal dos retrovisores laterais é de 90º em relação ao carro. Assim, é possível enxergar a lateral do veículo ao fazer uma baliza sem a necessidade de reajustar os espelhos nesse momento. Com esse posicionamento, enquanto os carros estão em movimento, os retrovisores garantem um campo de visão maior e pontos cegos menores.

Para que o retrovisor seja ajustado de maneira correta, em primeiro lugar, é preciso posicionar o banco corretamente, com as costas bem apoiadas, os pés alcançando o fundo do pedal e os punhos alcançando a parte superior do volante.

Em seguida, a regulagem do retrovisor interno deve ser realizada de maneira a mostrar o máximo do vidro traseiro do carro. Depois, ambos os retrovisores externos devem ser posicionados para revelar mais das pistas do que as laterais do carro, obedecendo a indicação do ângulo de 90º. Com essas dicas, ajustar os espelhos retrovisores será mais simples e a diminuição do chamado ponto cego será mais eficaz.

Retrovisor e o ponto cego

O ponto cego é o termo que se refere às áreas das laterais do carro ou da traseira que não são possíveis visualizar durante a direção. A presença do ponto cego acarreta em muitos acidentes graves, principalmente relacionados à ultrapassagem de automóveis. Justamente por isso, o ajuste correto dos retrovisores faz grande diferença no tráfego mais seguro, pois reduz a presença do ponto cego, favorecendo uma viagem com menos risco tanto para quem está dentro do seu veículo, como para os veículos próximos.

Retrovisor: tipos de retrovisores

Além dos retrovisores simples, que acompanham a grande maioria dos veículos de linha ou dos diferentes modelos de retrovisor esportivo, o mercado automobilístico não deixa de inovar quando o assunto é o conforto do motorista e, por isso, novos tipos de retrovisores estão surgindo para facilitar a vida dos condutores. Entre as principais inovações, é possível destacar:

  • Retrovisor fotocrômico: Este modelo é capaz de reduzir a intensidade da luz que o farol do carro de trás joga no espelho interno, solucionando um problema muito comum e tornando a condução mais segura;
  • Retrovisor retrátil automático: Este modelo de retrovisor oferece uma função automática de retração quando o carro é desligado. Dessa forma, é possível reduzir o espaço ocupado pelo veículo e evitar possíveis danos provocados por outros carros ou motos;
  • Retrovisor com seta embutida: Este retrovisor foi introduzido no mercado, inicialmente, com uma função estética, para deixar o carro mais estiloso. No entanto, o acessório tornou a percepção das luzes de seta muito maior e passou a ser adotado com maior frequência;
  • Retrovisor Side Assist: Este modelo de retrovisor foi especialmente projetado para eliminar os pontos cegos da direção. Com sensores luminosos embutidos, este modelo acende uma luz quando há percepção de movimento lateral ou risco de acidente;
  • Retrovisor Tilt Down: Este retrovisor é ideal para facilitar o estacionamento do veículo. Ao engatar a ré, o retrovisor externo do lado direito é, automaticamente, direcionado para baixo para facilitar a visão da guia e auxiliar na baliza perfeita;
  • Retrovisor monitor: Este modelo de retrovisor torna a imagem digital quando a marcha à ré é engatada. Assim, é possível dar ré e estacionar o carro com muito mais precisão e sem riscos de bater no carro já estacionado atrás.

Retrovisor: dicas de cuidados e manutenção

Por sua função de grande importância, o retrovisor é um acessório obrigatório, segundo a legislação brasileira de trânsito. Trafegar sem os retrovisores é considerada uma infração grave, que acarreta em perda de 5 pontos na carteira e multa de R$ 127,69. Por isso, alguns cuidados são essenciais para evitar a quebra dos espelhos em batidas contra colunas em garagens, contra outros veículos ou em guidões de motos e bicicletas.

Para preservar o retrovisor e proteger seus mecanismos internos, o mais indicado é contar com uma capa para retrovisor, além de ter cautela ao entrar/sair da garagem, por exemplo. Além disso, ao bater, quebrar ou notar problemas no equipamento, faça a aquisição de uma peça nova, conforme as características do seu carro, para garantir a segurança do automóvel.

Retrovisor é na ArsenalCar

Ao buscar pelo retrovisor ideal e pelo melhor preço, conte com a ArsenalCar. Trabalhamos com as marcas Automotive imports, Metagal, Retrovex, Roadstar e Shekparts, e modelos perfeitos para as características do seu veículo. Vale lembrar que atendemos a necessidade de carros desde o ano de 1957. Portanto, se você está buscando por um retrovisor específico para o seu automóvel, a ArsenalCar tem!