Roda Aro 16

Produtos encontrados: 3 Resultado da Pesquisa por: em 5 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 3 Resultado da Pesquisa por: em 5 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

A roda aro 16 está entre os itens mais desejados na hora de fazer mudanças no veículo original de fábrica. Com o crescimento dos carros em sua estrutura, as rodas também precisam acompanhar essa evolução até mesmo por uma questão estética: preenchendo o espaço entre roda e para-lama. Saiba mais sobre o famoso aro 16.

Roda aro 16: principais características

Antes de falar sobre as rodas 16’’, vamos esclarecer o que é aro, perfil e diâmetro externo. O aro é a circunferência da roda dentro do pneu, enquanto o perfil é a altura do pneu. Dessa forma, entende-se que quanto maior for a roda, menor será o perfil do pneu, porque é obrigatório manter o tamanho do diâmetro externo. Esse tamanho pode variar em até 3% para mais ou para menos, de forma a garantir uma boa dirigibilidade e a segurança do carro.

É importante destacar que um veículo com aro maior apresenta um impacto mais duro na pista, com maior trepidação e barulho. No entanto, esse é um fator que somente o motorista pode avaliar se é adequado para o seu dia a dia ou não.

Roda aro 16: vantagens da roda de liga leve

Por ser mais alta e com foco na beleza do automóvel, a roda aro 16 também apresenta o diferencial de ser de liga leve, ou seja, é composta de uma liga feita de alumínio, para reduzir o peso. Além de mais bonitas e sem a necessidade de calotas e outras partes móveis, as rodas de liga leve reduzem o consumo de combustível, pois favorecem melhor estabilidade na condução, preservam o freio, exigem menor esforço do sistema de suspensão e, ainda, apresentam a mesma resistência que as rodas de ferro.

Roda aro 16: como fazer a roda durar mais?

Para que a roda aro 16 de liga leve dure mais, alguns cuidados são necessários. O primeiro deles é contar com manutenção especializada, que é diferente da roda de aço. Outro ponto de grande importância é a necessidade de redobrada atenção ao estacionar para não bater as rodas nas guias, uma vez que pequenas batidas podem provocar grandes danos à roda de liga leve.

Por fim, ao lavar as rodas de liga leve com algum tipo de solvente, faça isso com elas fora do carro, para não danificar componentes de suspensão, buchas e freios. É importante lembrar também que usar a chave específica e as próprias mãos para retirar as rodas do carro é um cuidado essencial para aumentar sua durabilidade.