Roda Aro 13

Produtos encontrados: 11 Resultado da Pesquisa por: em 8 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 11 Resultado da Pesquisa por: em 8 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

A roda aro 13 é aquela que possui medidas entre 562.2mm e 612.2mm. Destinadas aos veículos de pequeno porte, as rodas 13 garantem maior resistência e um desempenho adequado ao carro. Confira informações sobre as características deste modelo de roda e quais são as especificações para modificar o aro do pneu em seu automóvel.

Roda Aro 13: características do aro menor

O aro é a circunferência da roda que vai dentro do pneu. O perfil é a altura do pneu. Dessa forma, podemos entender que, quanto maior for a roda, menor será o perfil, porque é obrigatório manter o tamanho do diâmetro externo, podendo variar apenas 3% para mais ou para menos para garantir o desempenho, o conforto, a dirigibilidade e a segurança do carro em movimento.

Roda Aro 13: vantagens e desvantagens

A grande vantagem da roda aro 13 é apresentar o perfil mais alto. Esse modelo de pneu é perfeito para pistas que apresentam um terreno mais difícil de dirigir, com irregularidades e buracos. Em curvas de baixa velocidade, por exemplo, o carro com aro 13 absorve mais as ondulações da pista, enquanto um carro com aro maior (pneu de perfil menor) apresenta um impacto mais duro, com maior trepidação e barulho.

A desvantagem dos veículos com jogo de roda aro 13 é estética, porque deixa o carro mais baixo. No entanto, é possível apostar em um belo modelo de calota aro 13 para garantir a proteção das rodas e também melhorar a aparência do carro.

Roda Aro 13: Normas para modificação

Justamente pela beleza, alguns motoristas desejam aumentar o aro das rodas. Mas, alterar o aro sem o conhecimento adequado pode provocar problemas nos comandos eletrônicos e até nos freios.

Além disso, a Resolução nº 292/2008, do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), afirma que é proibido que rodas e pneus ultrapassem os limites externos do para-lama e que o diâmetro externo seja modificado, ou seja, se o aro for maior, o perfil deve, obrigatoriamente, ser menor.

Atendendo a essas especificações, é importante destacar que nem sempre a mudança é vantajosa, já que colocar rodas maiores em um carro comum irá piorar a aceleração e aumentar o consumo de combustível. Por isso se você possui um carro com roda aro 13, verifique cuidadosamente se a modificação será boa para o custo-benefício do seu carro.