Sonda Lambda

Produtos encontrados: 75 Resultado da Pesquisa por: em 8 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 75 Resultado da Pesquisa por: em 8 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Sonda lambda, apesar de seu nome incomum, é uma peça de extrema importância para o funcionamento correto do veículo. Abaixo, você confere o que é sonda lambda, como ela funciona e quando a troca é indicada.

Sonda lambda: o que é?

Também conhecida como sensor de oxigênio, sonda lambda é uma peça que mede a quantidade de oxigênio presente nos gases liberados pelos escapamentos de automóveis, durante o processo de combustão. Com essa informação, o sistema de injeção eletrônica pode otimizar o funcionamento do seu veículo, ajustando a quantidade de ar e combustível que envia ao motor.

Sonda lambda: como funciona?

Instalada no coletor de escape do motor, alguns centímetros antes do catalisador do veículo, a sonda lambda capta os gases ainda quentes e mede a quantidade de oxigênio presente. Seu tempo de resposta diante de alterações é de 0,13 a 0,30 segundos. Em seguida, a informação é enviada à Unidade de Comando Eletrônico (ECU) e, então, a queima é liberada.

Nos carros movidos a gasolina, a sonda lambda é importantíssima para regular a emissão de combustíveis, de acordo com o permitido. Já nos modelos bicombustível, ela corrige a injeção para o novo combustível ou para a mistura que for utilizada.

No geral, com as informações da sonda lambda, o módulo da injeção eletrônica consegue avaliar se a mistura “combustível + ar” está rica (com muito combustível) ou pobre (com pouco combustível).

Sonda lambda: entenda quando é indicado trocá-la

Existem alguns sinais que indicam uma sonda lambda com defeito. Entre os principais, você poderá notar:

  • Luz de injeção eletrônica acesa no painel;
  • Aumento do consumo de combustível;
  • Motor perdendo a potência em alta velocidade;
  • Quando a sonda lambda não varia entre 0,1 e 1,0 volts.

Sonda lambda: cuidados na hora da troca

É importante tomar alguns cuidados antes de trocar a sonda lambda do seu veículo. Existem algumas situações em que essa peça pode ser a causa da luz acesa no painel, mas não é indicado trocá-la sem antes verificar outras peças e problemas:

  • Velas de ignição, cabos de vela ou bobina com defeito;
  • Correia dentada instalada de forma incorreta ou com tensão inadequada;
  • Combustível adulterado;
  • Válvulas do motor danificadas;
  • Bico injetor entupido ou com defeito;
  • Bomba de combustível com baixa pressão;
  • Filtro de ar comprometido.

Na ArsenalCar você encontra tipos de sonda lambda para diversos modelos de carro. Confira todas as opções e escolha a peça mais adequada para seu veículo!