bannerDepartment

Brake Light

Produtos encontrados: 2 Resultado da Pesquisa por: em 10 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 2 Resultado da Pesquisa por: em 10 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Brake light é o nome dado à terceira luz de freio veicular. Todo carro sai de fábrica com duas luzes de freio obrigatórias, sendo uma em cada lanterna. No entanto, a brake light, que antes apenas acompanhava alguns modelos de veículos, também se tornou obrigatória, conforme determinação do Contran – Conselho Nacional de Trânsito. Saiba mais sobre a terceira luz de freio e sua importância.

Brake light: o que é?

Como o próprio nome sugere, brake light – literalmente – significa luz de freio. No entanto, este item não está junto às lanternas, mas em uma posição elevada se comparada às outras duas lâmpadas. E essa é sua principal característica: seu posicionamento no centro do vidro traseiro, na base ou no topo, dependendo do modelo do carro.

Assim como as demais luzes de freio, a brake light também possui coloração avermelhada, e sua função é, basicamente, alertar o motorista do veículo que vem atrás quando o carro (da frente) frear, evitando, dessa forma, possíveis colisões por falta de atenção.

Brake light: importância e obrigatoriedade

Em fevereiro de 2007, o Contran determinou que, a partir desta data, todos os veículos deveriam sair de fábrica com brake light. Embora os carros anteriores a esta data estejam livres da obrigatoriedade, caso contem com a terceira luz de freio por instalação voluntária do proprietário, devem apresentar perfeito funcionamento, pois, caso contrário, estão sujeitos às mesmas multas.

A multa para lâmpadas automotivas queimadas é de gravidade média, no valor de R$ 130,16 e mais 4 pontos na CNH. Por isso, certifique-se que todo o sistema de iluminação e de sinalização do carro esteja em dia.

Brake light: como funciona?

O funcionamento da brake light segue o mesmo processo das luzes de freio junto às lanternas. Ao pisar no pedal do freio, todo o sistema de freio entra em funcionamento. Ou seja, nesta hora, o carro inicia a frenagem e o interruptor (cebolinha) é acionado. Assim, todo o circuito é energizado e todas as luzes de freio acendem, inclusive a brake light, avisando o motorista de trás sobre o comando do carro (à frente).

Agora que você já conhece a importância e a função da brake light, adquira o modelo ideal para o seu veículo na ArsenalCar!