Guia de Compras
Tudo que você precisa saber na hora de
escolher o produto ideal para seu veículo
Farol de Milha
No Guia de Compras sobre o Farol de Milha, respondemos as principais dúvidas sobre seu uso adequado.
O farol de milha é o grande responsável por iluminar e proporcionar ao veículo uma aparência mais esportiva e sofisticada. Ao contrário do que muitos acreditam, suas funções e vantagens não são as mesmas dos faróis de neblina e estamos aqui para te mostrar o por quê.
O que é e para que serve o farol de milha?
Além de proporcionar uma iluminação forte e direcional, o farol de milha também permite melhor visualização em situações em que a iluminação não é eficiente. Os faróis de milha devem cumprir os mesmos requisitos gerais exigidos para os faróis de luz alta, uma vez que são adicionais para intensificar a luz à distância.
Qual é a diferença entre o farol de milha e farol de neblina?
Apesar da semelhança na aparência, suas funções são muito diferentes e a confusão entre eles não deve acontecer. Diferente do farol de milha, o farol de neblina é usado para auxiliar a visualização da pista onde o veículo trafega, com luz menos intensa e mais curta.
Quando e onde devo utilizá-lo?
Não basta saber apenas a funcionalidade, é necessário prestar atenção em quais situações e locais o uso é recomendado.
- Estradas: O uso do farol de milha é indicado, principalmente, nas estradas. Isso porque ele facilita a visibilidade em vias escuras, ambientes afastados e mal iluminados.
- Locais sem iluminação em via urbana: Já em ambientes urbanos, só deve ser utilizado onde houver pouca ou nenhuma iluminação pública.
Em suma, o uso é indicado apenas em situações onde há pouca ou nenhuma iluminação pública e o uso imprudente prejudica outros condutores e pode resultar em multas.
O que diz a lei?
De acordo com o Artigo 233 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar com o farol desregulado ou com o facho de luz alta de forma a perturbar a visão de outro condutor é considerado uma infração GRAVE. com apreensão do veículo para regularização e multa de R$127,69.
Quais são os cuidados a serem tomados após a instalação?
O bom funcionamento do farol de milha requer cuidados especiais em alguns pontos. São eles:
- Regulagem: Mantenha a revisão em dia e não hesite para realizar os devidos ajustes.
- Troca das Lâmpadas: Verifique as condições das lâmpadas quando possível. A durabilidade esperada é de aproximadamente 400 horas.
- Fiação Elétrica: Consulte um especialista antes de substituir as lâmpadas.
Quais são os modelos mais populares do farol de milha?
Os faróis de milha podem ser fabricados em vários materiais e formatos, e com tipos diferentes de lentes e lâmpadas. A mudança mais significativa entre os modelos é a lâmpada, afinal, é ela quem determina a distância e potência que a luz alcançará. As principais delas são:
- Xenon
- Halógena
- Cool Blue
Quais são as vantagens do uso prudente?
O uso correto do farol de milha é importante e a instalação do equipamento traz dois benefícios primordiais, como maior segurança e prevenção de acidentes.