Escapamentos

Produtos encontrados: 21 Resultado da Pesquisa por: em 7 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 21 Resultado da Pesquisa por: em 7 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Os escapamentos apresentam funções importantíssimas para o bom funcionamento dos veículos, embora muitas pessoas sequer saibam o motivo dessa peça estar presente no automóvel. Se você faz parte desse grupo, confira tudo o que precisa saber sobre escapamentos para carro. Vamos lá?

Escapamentos: importância

O sistema de exaustão, popularmente chamado de escapamento, é capaz de favorecer a condução do veículo e garantir a segurança de todos os ocupantes do carro. Isso porque, para que o automóvel ande corretamente, combustível e ar precisam ser queimados nas câmaras de combustão do cilindro. Essa queima provoca pelo menos seis tipos diferentes de gases que, então, são removidos por esse sistema de exaustão.

Além disso, vale destacar que os sistemas de escapamentos também têm a função de diminuir o barulho da combustão e garantir uma melhor eficiência a ela, isto é, com o escapamento devidamente regulado, o veículo anda melhor e com mais economia.

Escapamentos: tipos de sistema de exaustão

Há no mercado automotivo pelo menos cinco tipos de escapamentos. Confira:

  • Escapamento de saída única: Esse é o modelo mais comum em carros populares no Brasil e no mundo. Como o nome sugere, há apenas uma saída para os gases do motor.
  • Escapamento de saída dupla traseira: Esse modelo é adotado, principalmente, por quem gosta de escapamentos esportivos. Além de remover os gases do motor com mais eficiência, esse sistema de exaustão faz com que o veículo emita sons mais robustos, como se o carro tivesse um motor superpotente.
  • Escapamento de saída dupla oposta: Esse modelo também apresenta duas saídas, uma de cada lado da traseira do carro, e é encontrado comumente em veículos que fazem o reboque de cargas.
  • Escapamento duplo lateral: Esse modelo apresenta dois tubos juntos na lateral do carro. A eliminação dos gases nesse caso é eficiente e favorece o melhor funcionamento do motor.
  • Escapamentos de alta performance: Esse modelo desempenha um trabalho ainda mais eficiente na filtragem e eliminação de gases do motor, garantindo maior eficiência em seu funcionamento. Contudo, essa opção é mais cara que os demais modelos, e também exige adaptações no veículo.

Escapamentos: sinais de problemas no escapamento

Os escapamentos começam a apresentar problemas a partir do momento em que sente-se cheiro de fumaça dentro do carro. É preciso lembrar que os gases advindos da combustão são tóxicos, portanto, ao identificar essa situação, o mais recomendado é abrir os vidros do veículo, estacionar, desligar o carro e chamar um mecânico.

Outros pontos de atenção com escapamentos é se a peça apresentar assobios e estalos, pois isso pode indicar algum vazamento, um aquecimento acima do comum ou que o catalisador está solto. Para evitar qualquer tipo de problema com o sistema de exaustão do seu carro, o mais indicado é prevenir, ou seja, fazer revisões periodicamente.

Escapamentos na ArsenalCar

Se você identificou a necessidade de trocar o escapamento do seu veículo e está em busca de um conjunto traseiro do escapamento, de um conjunto intermediário, de escapamentos especiais ou outras opções, na ArsenalCar você encontra os melhores modelos e acessórios para fazer a reposição dessa peça, com condições incríveis. Confira!