Lanterna Traseira

Produtos encontrados: 1 Resultado da Pesquisa por: em 98 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 1 Resultado da Pesquisa por: em 98 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Lanterna traseira é um conjunto de luzes localizado na parte de trás de um veículo. Integrando o sistema de iluminação automotivo, a lanterna traseira é uma poderosa aliada na missão de “ver e ser visto” no trânsito. Saiba mais sobre a importância do perfeito funcionamento desta peça e quais são as luzes que compõem uma lanterna traseira.

Lanterna traseira: importância

Todo o sistema de iluminação de um veículo automotor tem a função de informar suas ações a todos que estão presentes no trânsito, sejam pedestres, ciclistas, motociclistas ou os demais condutores de automóvel. Justamente por isso, mais do que ter um sistema em perfeitas condições, é necessário saber usar corretamente cada uma das luzes que compõem a lanterna traseira: luz de freio, luz de seta, luz de neblina e luz de ré.

Luz de freio:A luz de freio é essencial para uma condução segura. Vermelha e intensa, ela avisa o motorista que está no carro de trás que este veículo acionou os freios. Atualmente, além das duas luzes de freio presentes na lanterna traseira, é obrigatório também que a terceira luz de freio, brake light, esteja em funcionamento regular.

Luz de seta:As luzes de seta são amarelas e têm como função avisar os condutores que estão atrás ou dos lados que o carro precisa mudar de direção. Seu funcionamento é essencial para trafegar seguramente em qualquer tipo de pista.

Luz de ré:Conhecida como farol de ré, ela tem a cor branca e é acionada quando engata-se a marcha à ré. Esta luz tem duas funções: avisar que o carro fará uma manobra de ré e, também, iluminar o caminho (de trás) para que a ré seja feita de forma segura.

Luz de neblina: Em alguns modelos de carro, a luz de neblina está integrada à lanterna traseira, em outros não. Este item é muito importante para deixar o veículo mais visível em condições de neblina ou chuva forte. Com cor vermelha intensa, esta luz deve ser acionada somente nestas condições, caso contrário, pode atrapalhar a condução do motorista que vem atrás.

Lanterna traseira: o que pode e o que não pode por lei

Quando qualquer uma das luzes que compõem a lanterna traseira não funciona, toda a segurança da direção é comprometida. Por isso, o CTB determina como infrações:

  • Conduzir um automóvel com iluminação em condição irregular (queimado, inconstante etc);
  • Conduzir usando as luzes incorretamente (luz de neblina em boas condições climáticas);
  • Conduzir sem acionar as luzes quando necessário (ausência da luz de seta).

Além disso, é válido lembrar que são proibidas quaisquer alterações realizadas no sistema original de iluminação veicular, como instalar luz estroboscópica (piscante) ou xenon (quando este não for original de fábrica). A multa para quem não trafega de acordo com a lei pode variar de média (4 pontos na CNH) à grave (5 pontos na CNH) dependendo da situação, com multas de R$ 130,16 a R$ 195,23, além de veículo apreendido para regularização.

Lanterna traseira na ArsenalCar!

Lanterna traseira Gol g4, lanterna traseira Gol g3, lanterna traseira Peugeot 206, lanterna traseira Saveiro g4, lente lanterna traseira e muitos outros itens estão disponíveis na ArsenalCar! Aproveite condições especiais de compra!