Farol de Carro

Produtos encontrados: 13 Resultado da Pesquisa por: em 5 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 13 Resultado da Pesquisa por: em 5 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

O farol de carro pode ser considerado um dos principais itens de segurança de um veículo. Famoso, especialmente, pelas recorrentes multas quando apresenta algum tipo de defeito, o farol de carro é muito conhecido, também, pela possibilidade de ser personalizado e conceder ao veículo um ar mais imponente e exclusivo.

Entenda, a seguir, por que o funcionamento do farol de carro é tão importante para a segurança dos ocupantes do veículo e conheça o que diz a legislação brasileira sobre a modificação deste item.

Farol de carro: características do sistema de iluminação automotiva

Todo carro possui mais de um tipo de farol, e isso é inquestionável! Mas você sabe a real função de cada parte do sistema de iluminação do seu veículo? Conheça as indicações de uso de cada um dos faróis e sua importância para a segurança do tráfego:

Farol de carro de posição: Com uso indicado, inclusive, durante o dia, o objetivo dessa luz é revelar a largura do seu veículo para os demais carros que trafegam na mesma pista. Estas luzes também são conhecidas como lanternas automotivas e estão tanto na parte dianteira quanto na parte traseira do automóvel. Vale lembrar que este item deve ser acionado, inclusive quando o carro estiver parado para realizar embarque/desembarque e carga/descarga, ou durante o dia sob forte chuva, neblina ou cerração.

Farol de carro baixo: Com uso indicado durante o dia e ao escurecer, esta é uma luz obrigatória em túneis e rodovias.

Farol de carro alto: Com o uso indicado exclusivamente para pistas e rodovias sem nenhum tipo de iluminação pública, esse farol deve ser usado somente durante a noite.

Farol de neblina: Este item está localizado abaixo da grade dianteira do carro e é a opção ideal para complementar a iluminação do farol baixo. Garante uma boa visibilidade do chão em condições climáticas adversas, como neblina e chuva.

Farol de milha: Também conhecido como luz de longo alcance, o farol de milha apresenta um facho bastante intenso de luz quando comparado aos demais e deve ser aceso junto com o farol alto.

Farol de carro: importância dos faróis bem regulados

Como é possível notar, cada um dos faróis de carro apresenta uma função específica e, portanto, toda iluminação automotiva deve estar em perfeito funcionamento para garantir uma direção segura, tanto para os condutores do veículo, como para quem está na mesma via de tráfego. Caso contrário, o dano em qualquer dos faróis pode acarretar na autuação do veículo e, eventualmente, em um acidente de trânsito.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que, quando um dos faróis não está em perfeito funcionamento, o proprietário do veículo está cometendo uma infração e o mesmo deve ser autuado com quatro pontos na CNH e pagar uma multa, que pode variar de R$ 86,13 a R$ 127,69, de acordo com a situação do carro.

A dica aqui é: faça uma revisão periódica do seu veículo, especialmente, ao viajar longas distâncias. Essa é uma medida de segurança que não deve ser negligenciada.

Farol de carro: tipos de lâmpadas

No mercado automotivo, existem pelo menos quatro tipos de lâmpadas para o farol de carro principal, com encaixe H1 e H7 (foco duplo) ou H4 (foco simples):

- Lâmpadas halógenas. Este modelo de lâmpada é o mais comum dentro do universo automotivo, pois acompanha a grande maioria dos veículos de fábrica. A lâmpada halógena pode chegar a 400 horas de vida, sendo a opção mais acessível em termos de preço.

- Lâmpadas xenon. As lâmpadas automotivas xenon podem ser destacadas como as mais desejadas entre os proprietários de veículos. E não é para menos, afinal, elas iluminam até três vezes mais uma pista escura do que as halógenas. Contudo, nem todos os carros podem apresentar lâmpadas xenon legalmente, mas, sim, somente os que forem inspecionados e os que saem de fábrica com este item já incluso. Isso porque o Código de Trânsito Brasileiro entende que o xenon pode provocar acidentes ao veículo que trafega na posição oposta à luz.

- Lâmpadas LED. A lâmpada de LED é o modelo mais moderno do mercado. Com alta durabilidade e capacidade de iluminação, esta opção também tem como característica o fato de não esquentar. Mas é válido destacar que seu preço é superior aos demais e a mudança precisa ser regulamentada pelo Código de Trânsito Brasileiro, assim como o xenon.

- Lâmpadas superbrancas. O modelo de lâmpada superbranca é ideal para realizar a substituição das desejadas lâmpadas xenon, porque ilumina mais do que as halógenas e a mudança não tem a obrigatoriedade de constar na documentação do carro para ser aceita legalmente.

Farol de carro personalizado: pode ou não pode?

Muitos proprietários veem no farol de carro uma ótima oportunidade para customizar seu automóvel, com o objetivo de deixá-lo diferenciado, exclusivo, mais estiloso ou imponente. E, nessa hora, alguns optam pela famosa lâmpada xênon, por um kit farol de milha ou por acessórios diferentes.

Mas como já dissemos, é muito importante estar atento e observar se esta mudança é aceita pela legislação ou não. O Código de Trânsito Brasileiro determina, por exemplo, que o xenon é permitido somente quando o veículo já sai com ele de fábrica. Caso seja feita uma personalização, o carro deve ser inspecionado por órgãos filiados ao Inmetro.

Outra novidade que merece atenção é a nova legislação que entrará em vigor a partir de janeiro de 2021, que proíbe, entre outros termos, a substituição de lâmpadas do sistema de iluminação veicular por outros de potência que não seja a original do fabricante, ou seja, a lei determina o uso exclusivo de farol xenon ou LED apenas por automóveis que tenham este item de fábrica, banindo qualquer tipo de personalização.

Farol de carro: quando trocar?

Inúmeros fatores podem comprometer a integridade do farol de carro, como colisão, vazamento na lente do farol ou outros danos. Dessa forma, a periodicidade da manutenção dos faróis automotivos é indicada a cada dois anos ou a cada 20 mil quilômetros rodados. Contudo, ao notar qualquer tipo de alteração ou problema, realize troca das lâmpadas e lentes dos seus faróis imediatamente, evitando autuações caso os órgãos de trânsito parem seu veículo em uma blitz, por exemplo.

É importante destacar, ainda, que os faróis de carro devem ser higienizados constantemente, pois se a lente estiver suja, isso pode prejudicar a segurança da direção e a qualidade da iluminação. Dessa forma, fica o alerta: ao lavar seu carro, considere limpar as lentes do veículo tanto por fora, como por dentro.

Farol de carro para reposição é na ArsenalCar!

Agora que você já sabe a importância de contar com o sistema completo de farol de carro sempre em perfeitas condições, observe com atenção como estão seus faróis. Na ArsenalCar, você encontra tudo o que o seu carro precisa para realizar a reposição de peças essenciais, com destaque para farol máscara negra, farol Gol G3, farol Gol G4, farol xenon, farol Palio, farol Corsa, farol Celta, farol Gol quadrado e muito mais! Confira e aproveite ótimas condições de pagamento!