bannerDepartment

Para-choque Hb20

Produtos encontrados: 1 Resultado da Pesquisa por: em 4 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 1 Resultado da Pesquisa por: em 4 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

O para-choque, como o próprio nome sugere, é uma peça instalada na parte traseira e na parte dianteira de carros, caminhões e ônibus. Sua função é, basicamente, absorver ou amenizar todo tipo de colisão entre o automóvel e qualquer outro objeto. Se você deseja saber mais sobre para-choque antes de adquirir um novo para o seu veículo, está no lugar certo! Confira!

Para-choque: do que é feito?

Durante muitos anos, o para-choque foi desenvolvido com materiais resistentes como aço e alumínio, com o objetivo de impedir completamente que o carro fosse danificado em uma possível colisão. Se um automóvel batesse a 40 km/h em um muro, por exemplo, o veículo não sofreria nenhum tipo de dano em sua lataria e estrutura, no entanto, a vida dos ocupantes era fatalmente comprometida, porque a energia adquirida no choque era transmitida completamente para o corpo das pessoas em seu interior.

Com o passar do tempo, a valorização da vida humana no trânsito aumentou e, com isso, os tipos de materiais para a construção do para-choque mudaram. Hoje, os para-choques são feitos de massa plástica, com o objetivo de absorver o impacto da batida de maneira gradativa para que, quando essa energia chegar ao motorista e aos passageiros, ela já esteja bastante reduzida e suportável.

É importante lembrar que o uso de plástico na estrutura do para-choque torna os veículos mais leves, reduzindo o consumo de combustível por quilômetro rodado, além de garantir a redução de poluentes. Para a indústria automobilística, essa mudança também trouxe diversas vantagens, como versatilidade, menor densidade e maior facilidade de processamento.

Para-choque: o que é a alma do para-choque?

Todos os automóveis, independentemente de sua data de fabricação e modelo, apresentam a alma do para-choque. Essa peça é uma barra de ferro, que fica atrás do para-choque dianteiro para agir como reforço da lataria e proteção do radiador, chassis e demais componentes do motor, e, também, atrás do para-choque traseiro para impedir danos à estrutura do veículo.

Vale destacar que aqui, na ArsenalCar, você encontra, além de diferentes modelos de para-choque, também modelos de grade dianteira, quebra-mato e alma lâmina para para-choque.

Para-choque: importância do para-choque em uma colisão

Muito embora o material usado para o desenvolvimento do para-choque tenha mudado de aço para plástico, isso não significa que esse dispositivo perdeu sua importância quando exposto a uma batida. Atualmente, a tecnologia adotada para o desenvolvimento do para-choque faz parte do conceito de deformação progressiva, isto é, caso haja uma colisão, o para-choque é deformado completamente (pois é feito de plástico), absorvendo parte da energia advinda do impacto. Caso o choque seja muito violento, as laterais do para-lamas também absorvem parte da energia disposta no impacto.

Se o choque ainda for capaz de chegar à estrutura do veículo, que é formada por barras de ferro transversais, essa energia será bem menor (dependendo da característica da colisão), de forma a garantir a integridade física e a vida dos ocupantes do veículo.

Para-choque: dá para recuperar?

A estrutura amassada e a pintura arranhada são as principais características de um para-choque que sofreu uma colisão. No entanto, em alguns casos essa peça pode apresentar rachaduras, trincos e quebras consideráveis, que, inquestionavelmente, comprometem a segurança do veículo e de seus ocupantes.

Dessa forma, antes mesmo de considerar recuperar um para-choque danificado, lembre-se de que, mais do que a estética e do preço, a completa segurança do automóvel está em jogo. Dessa forma, a nossa dica é: caso ocorra uma colisão e o para-choque sofra algum tipo de dano, priorize a aquisição de nova peça.

Essa atitude, além de ser a mais acertada, também é a que leva menos tempo - afinal, fazer a troca de um para-choque novo é muito mais rápido do que o processo de restauração (retirada e desmontagem, desamasso, lixamento, pintura e reposição da peça no veículo).

Para-choque: dicas de manutenção e cuidados

Esteticamente, o para-choque é bastante visado. Por isso, qualquer mancha ou arranhão já é motivo de destaque. Assim, higienizar e lubrificar essa peça periodicamente é a forma ideal de manter o brilho e tratar a aparência bonita e uniforme de acordo com a lataria do veículo por mais tempo.

Vale lembrar que incidência solar, chuva e maresia da praia são fatores externos com alto poder de corrosão em todo o carro, por isso, a prática mais indicada é manter a limpeza dessa região em dia.

Para-choque é na ArsenalCar

Para-choque Gol G5, para-choque Gol G3, para-choque Corsa, para-choque Hilux. Na Arsenal, você encontra o modelo de para-choque ideal para restaurar a integridade do seu veículo. Portanto, se você está buscando um para-choque específico para o seu automóvel, a ArsenalCar tem!