Capô do carro

A parte superior da carroceria de um automóvel é conhecida como capô de carro. Com a importante função de cobrir o motor, o capô do carro é uma peça que faz parte das latarias de um veículo. Sempre que for possível, é ideal disponibilizar um cuidado especial a essa peça, por meio de uma manutenção. Saiba mais sobre a importância do capô de carro e quais são as permissões da lei para quem deseja personalizá-lo.

Capô de carro: o que há debaixo da peça?

Saber exatamente o que há debaixo do capô de carro é uma questão obrigatória para todo motorista, afinal, com esse conhecimento, é possível identificar possíveis problemas com o veículo. De maneira geral, debaixo de um capô estão:

  • Óleo do motor;
  • Óleo do freio;
  • Reservatório de gasolina;
  • Bateria;
  • Reservatório de água do motor;
  • Água do limpador de para-brisa.

Como é possível notar, o capô de carro esconde e protege itens essenciais para o funcionamento perfeito do seu automóvel. Por isso, é essencial estar atento a essa “grande tampa”, pois qualquer dano na lataria pode significar também um dano no motor do veículo.

Capô de carro: dicas e cuidados

O capô de um carro é uma das partes da lataria que pode ser danificada com mau uso e descuidos. Para prolongar a vida útil do seu capô, atente-se às seguintes dicas:

  • Cuidado ao fechar o capô: evite fechar o capô com força, isso pode prejudicar as pontas e as travas desse item. Em média, o ideal é abaixar o capô em até 30 cm da trava de fechamento, após isso, com o uso da força de seu próprio peso, esse item trava automaticamente. Vale ressaltar que essa altura média muda de acordo com o automóvel - você pode conferir qual é altura adequada de acordo com o manual do seu veículo.
  • Verifique se o capô está devidamente travado: outro cuidado superimportante é verificar, sempre que abrir e fechar o capô, se esse item está travado. O capô possui duas travas: a principal, que é usada pelo próprio motorista no lado esquerdo do veículo, e a de segurança. Caso essas travas não estejam corretamente fechadas, elas podem se desprender durante o uso do automóvel e o capô poderá subir, trincar o vidro e causar acidentes graves.
  • Lubrifique o capô: durante a manutenção do carro, é ideal lubrificar as travas e, inclusive, as molas das travas do capô. Esse procedimento ajuda a preservar a alavanca, o que facilita o uso ao abrir e fechar esse item. Por isso, de tempos em tempos, é essencial lubrificar o capô com óleo de penetração, um tipo de óleo que consegue penetrar especificamente em locais apertados.

Durante a manutenção do carro, confira se o mecânico realiza o processo de lubrificação, e no dia a dia redobre o cuidado com o capô do seu automóvel - isso garante a durabilidade e a segurança durante o uso do seu veículo.

Capô de carro: trocar ou arrumar?

Outra dúvida bastante comum quando falamos em capô de carro é a manutenção da peça. O que é mais indicado: trocar ou arrumar o capô do carro que sofreu uma colisão? Da mesma forma que o para-lama e as outras peças da carroceria, o capô que foi comprometido precisa ser trocado. Embora muitas funilarias sejam especialistas na restauração da peça danificada, o tempo que esse tipo de procedimento leva para ser finalizado é muito maior quando comparado com a troca.

Capô de carro personalizado: o que a legislação determina?

O capô do carro é uma peça particularmente grande, e essa característica leva alguns proprietários de veículos a apostar na sua personalização. Envelopamento, faixas, cores diferentes e adesivos são as alterações mais fáceis de serem encontradas no capô e na tampa do porta-malas. No entanto, o que a legislação brasileira determina sobre isso?

De maneira geral, diferentes mudanças na estética do veículo são permitidas, desde que as mesmas não alterem a cor original do carro em 50%. Por exemplo, se você possui um carro vermelho e quer envelopar o capô, a cor da aplicação precisa ser vermelha. Entretanto, se você tem a intenção de modificar a característica original do veículo, é preciso solicitar autorização ao Detran local.

Caso um automóvel seja autuado com customizações sem a devida autorização, o proprietário será multado com cinco pontos na CNH e terá que pagar R$ 195,23.

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