bannerDepartment

Xenon

Produtos encontrados: 1 Resultado da Pesquisa por: em 4 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 1 Resultado da Pesquisa por: em 4 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

O xenon (ou xenônio) é um gás nobre usado em lâmpadas, faróis automotivos e flash de câmeras fotográficas. Este elemento químico surge como uma alternativa às tradicionais lâmpadas halógenas e de LED justamente por oferecer uma alta capacidade de iluminação, principalmente para pistas escuras. No entanto, muitas discussões a respeito do farol xenon levaram este item a ser proibido no Brasil. Saiba mais sobre as características do xenon e quando seu uso é permitido por lei.

Xenon: características

Uma das principais características do xenon é sua capacidade de clareamento de ambientes com baixa ou nenhuma iluminação, podendo chegar a ser até três vezes mais intenso que os demais tipos de lâmpadas. Dependendo da temperatura e da intensidade, a lâmpada xenon é capaz de promover uma iluminação azulada ou branca, que é ativada a partir de uma descarga elétrica proveniente do veículo.

Um detalhe importante é que, além de ser mais econômico do que as lâmpadas convencionais, o kit xenon ainda pode ser um ótimo artigo para a personalização do automóvel, já que apresenta cores consideradas exóticas para atender aos condutores mais criativos, como xenon azul, verde, roxo e rosa.

Xenon: intensidades das lâmpadas

É possível adquirir kits xenon de diferentes intensidades, e as suas cores estão diretamente ligadas a este princípio. Medidas em Kelvin (temperatura), quanto maior for a intensidade da lâmpada xenon, menor será o fluxo luminoso da luz emitida. Entenda:

  • Xenon 3000K: Gera cerca de 3200 lumens (fluxo luminoso), com uma intensidade três vezes maior que as lâmpadas de halogênio. A cor deste xenon é amarelo-ouro, e é muito indicada para melhorar a dirigibilidade em condições de neblina intensa.
  • Xenon 5000K: Gera cerca de 3100 lumens, com uma intensidade luminosa três vezes superior às lâmpadas tradicionais. A cor emitida por este xenon é branco-pálido, com uma nuance amarelada ao ser refletida na pista.
  • Xenon 6000K: Gera cerca de 2800 lumens, com uma intensidade três vezes maior que as lâmpadas halógenas. A cor emitida é uma luz extremamente branca, com uma leve nuance azul/anil.
  • Xenon 8000K: Gera cerca de 2550 lumens, com uma intensidade luminosa muito maior que os faróis convencionais. A cor deste xenon é mais azulada que as lâmpadas de 6000K.
  • Xenon 10000K: Gera cerca de 2200 lumens de luminosidade, oferecendo uma intensidade acima do dobro da lâmpada halógena tradicional. Sua cor é azul-violeta.
  • Xenon 12000K: Gera cerca de 2100 lumens, um total acima do dobro das lâmpadas comuns. A luz gerada oferece uma tonalidade azul-violeta mais escura que o xenon 10000K e ainda possibilita outras colorações, mas com a mesma intensidade.

Xenon e seus diferentes encaixes

Certamente, você já se deparou com opções de xenon H4, xenon H3, xenon H7 e xenon H1. Mas o que isso significa na prática? A verdade é que esta nomenclatura não tem nenhuma ligação com a intensidade ou cor da lâmpada, mas, sim, com o encaixe da peça no automóvel. Isso significa que, dependendo do farol (principal, de milha ou de neblina), há um encaixe já determinado.

Para o farol principal de foco duplo, o ideal são os xenon H1 e xenon H7. Já se o seu veículo possui farol com foco simples, o melhor encaixe é o xenon H4. Para o farol de milha, por fim, o encaixe do xenon é chamado de H3.  

Lâmpada xenon e bi-xenon: qual é a diferença?

Ainda falando sobre os tipos de encaixe para faróis automotivos, há uma diferenciação interessante a ser destacada: a divergência entre a lâmpada xenon e a bi-xenon. Os faróis com foco simples, com dois filamentos, acendem luz alta e baixa na mesma lâmpada, sendo esta a função da lâmpada H4 halógena. Assim, ao encaixar uma lâmpada xenon H4, a opção de luz alta será inativada.

Por isso, um novo modelo de encaixe surgiu: o xenon H4-2. Este modelo tem, no mesmo encaixe, uma lâmpada xenon e uma halógena, sendo uma para garantir uma luz de farol alta e outra para uma luz baixa. Ainda falando em evolução, surge o bi-xenon, que é uma lâmpada de encaixe H4-3. Este modelo conta com um motor que movimenta a lâmpada para realizar a troca entre luz alta e baixa.

Xenon: quando seu uso é permitido?

Embora o xenon apresente grandes vantagens se comparado com as lâmpadas halógenas, como um alcance na pista até três vezes maior, um consumo 50% menor de energia e uma duração duas vezes superior, este item deve ser submetido a uma avaliação do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) para ser aceito, pois sua intensidade pode prejudicar a visão do condutor que se desloca em sentido contrário, provocando acidentes. Sobre isso, a legislação determina:

  • Resolução 384: proprietários de veículos são proibidos de realizar instalações de fontes luminosas de descarga de gás em veículos que não saem de fábrica com este sistema;
  • Resolução 230: é proibido fazer alterações no sistema de iluminação de qualquer veículo;
  • Resolução 292: é permitido fazer mudanças que sejam submetidas e avaliadas pelos órgãos filiados ao INMETRO.

Isso significa que, se o seu automóvel saiu de fábrica com kit xenon instalado, ele já passou por vistoria e foi aprovado. Dessa forma, você pode usar faróis xenon normalmente desde que estejam devidamente regulados. Já se o seu veículo não saiu com kit xenon de fábrica, mas você deseja realizar a instalação desse recurso, é preciso submeter o veículo à avaliação dos órgãos filiados ao INMETRO.

É importante, ainda, lembrar que a infração para quem fez a instalação e circula com xenon irregular é considerada grave, rendendo 5 pontos na CNH e multa no valor de R$ 127,69. O mesmo conceito se encaixa em xenon para moto.

Contudo, se você deseja fugir de possíveis dores de cabeça e avaliações sem abrir mão de um farol de carro com longo alcance, é possível optar pela lâmpada superbranca, que, além de garantir uma boa luminosidade, também apresenta uma vida útil até três vezes maior que as lâmpadas de halogênio sem precisar de trâmites junto ao DETRAN, pois são permitidas por lei e apresentam selo do INMETRO.

Xenon na ArsenalCar!

Se você precisa realizar a manutenção do xenon em seu veículo, confira ótimas condições de pagamento e produtos de qualidade disponíveis na ArsenalCar!