Farol do Gol

Produtos encontrados: 26 Resultado da Pesquisa por: em 8 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 26 Resultado da Pesquisa por: em 8 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

O farol Gol se destaca entre os componentes de reposição mais buscados do mercado automotivo. E isso tem um porquê: o Gol destacou-se durante três décadas seguidas como o carro mais vendido do Brasil. Conheça mais sobre o farol Gol G3, G4, G5, bolinha e quadrado, e adquira o modelo adequado para o seu veículo na ArsenalCar.

Farol Gol: importância dos faróis bem regulados

Antes de destacarmos as principais características do farol Gol, em suas diferentes versões, é válido relembrarmos a importância de contar com as luzes automotivas em perfeito funcionamento. Em primeiro lugar, um único veículo apresenta vários tipos de faróis. Além do farol principal, que pode ser regulado como luz de posição, farol baixo e farol alto, há também os faróis auxiliares de milha e de neblina. Veja:

Farol ou luz de posição: Tem seu uso indicado, inclusive, durante o dia, com o objetivo de revelar a largura do seu veículo para os demais carros que trafegam na mesma pista;

Farol baixo: Tem seu uso indicado durante o dia e ao escurecer, sendo obrigatório estar acesos em túneis e rodovias;

Farol alto: Tem seu uso indicado exclusivamente para pistas e rodovias sem iluminação pública e apenas durante a noite;

Farol de neblina: Localizado a 80 cm do chão, abaixo da grade dianteira do automóvel, tem como objetivo complementar a iluminação do farol baixo para garantir uma boa visualização do chão em condições climáticas adversas, como neblina e chuva;

Farol de milha: O objetivo deste farol é promover uma iluminação de longo alcance, pois possui um facho de luz mais intenso quando comparado aos demais.

Cada um desses modelos de faróis apresenta sua importância e sua forma correta de utilização. De maneira geral, o Código de Trânsito Brasileiro avalia se os mesmos estão funcionando correta e adequadamente, autuando o proprietário do veículo que estiver com o farol queimado com quatro pontos em sua CNH e uma multa de R$ 130,16 (média).

Farol Gol: o grande sucesso da Volkswagen

Agora que as funções do farol estão definidas, vamos às características próprias do farol Gol em suas gerações. O Gol é considerado o grande sucesso da Volkswagen há anos, principalmente, por sua característica de longevidade e qualidade. As gerações do Gol se dividem em:

  • Primeira geração: Gol quadrado, que começou a ser vendido em 1981;
  • Segunda geração: Gol G2, também conhecido como Gol bola ou Gol bolinha;
  • Ainda na segunda geração: Gol G3 e Gol G4;
  • Terceira geração: Gol G5, Gol G6 e Gol G7.

Farol Gol quadrado

A principal característica do queridinho Gol quadrado é sua proposta hatchback, isto é, um veículo com a carroceria com caimento do teto mais angulada e curta. Sua proposta era ser um carro bem compacto, e funcionou. Como o próprio nome sugere, tudo no Gol quadrado era quadrado, inclusive os faróis.

Em 1982, na primeira versão especial do Gol quadrado, o Gol Copa, o veículo ganhou o farol de neblina. Já em 1989, o farol Gol passou a ser fume na traseira e branco na dianteira. O farol do Gol quadrado permaneceu com este design até os anos 90, quando ganhou uma nova versão mais estreita e arredondada.

Farol Gol G2

A segunda geração do Gol chegou em 1994 com um design completamente renovado. Embora não fosse tão bolinha assim, quando comparado com o anterior, o modelo era bastante “redondo”. O farol Gol G2 acompanhava as características do carro: mais estreito e bem arredondado em suas extremidades, com as setas em lentes separadas do farol principal.

Farol Gol G3

Mesmo chamado popularmente de Gol G3, este modelo não teve alteração em sua carroceria e, por isso, continua sendo classificado como Gol segunda geração. O farol Gol G3 também apresenta uma característica mais estreita e arredondada em suas extremidades, mas a luz de seta dianteira voltou a ser acoplada às mesmas lentes do farol Gol G3 principal.

Farol Gol G3: o que é máscara negra?

A partir do Gol G3, no entanto, uma nova modificação no farol Gol aparece: é a chamada máscara negra. Este detalhe torna o farol Gol G3 mais sofisticado e moderno, porque se trata de um diferencial unicamente estético. Essa máscara deve ser acoplada na base interna do farol, por dentro da lente, de forma a deixar as lâmpadas em evidência. Ao adquirir a máscara negra correta para o modelo do seu veículo, esta não irá interferir na iluminação do carro.

Farol Gol G4

Lançado em 2005, o Gol G4 também é considerado a segunda geração do sucesso da VW. Embora este modelo tenha apresentado diversas melhorias e aperfeiçoamentos em seu design, quando comparado com o Gol G3, o farol Gol 4 ainda mantém as características do formato estreito e com as extremidades arredondadas.

Farol Gol G5

Dando início à terceira geração do Gol, o Gol G5 apresenta novas características bastante marcantes em seu design, sendo vendido a partir de 2008. O farol Gol G5, por exemplo, foi um dos detalhes que passaram por uma bela alteração. Enquanto os modelos anteriores eram arredondados em todas as suas extremidades, o farol Gol G5 apresenta as extremidades externas arredondadas e puxadas em direção às setas, e as extremidades internas aparecem retilíneas, garantindo um visual muito mais moderno à parte frontal do veículo.

Farol Gol G6 e o Novo Gol

As novas versões do Gol, ainda em sua terceira geração, Gol G6 e Novo Gol (G7), apresentam mais inovações. Em termos de design, por exemplo, o apelo deste carro está muito mais ligado ao estilo hatch compacto do que ao conceito de “bolinha”. Nesse sentido, o farol Gol G6 e o farol Gol G7 apresentam lentes completamente retas, sem pontos curvos ou arredondados. Nas extremidades externas, o novo farol Gol da nova geração apresenta o design reto, mais puxado para a seta, e nas extremidades internas, a característica retilínea e moderna também predomina.

Farol Gol: a escolha da lâmpada automotiva ideal

Agora que você já sabe as diferenças marcantes entre os modelos de farol Gol e qual escolher para fazer a substituição em seu veículo, é válido lembrar, também, que um ponto de atenção importante é a escolha da lâmpada segundo a legislação brasileira. Afinal, não existe farol sem lâmpada!

Muitos motoristas consideram as vantagens de apostar na luz xenon pela capacidade de iluminação e pela valorização estética que a mesma proporciona ao carro. No entanto, nenhuma geração do farol Gol apresenta este item de fábrica e, portanto, para poder usá-lo de forma legal, é preciso submeter o carro a uma avaliação por órgãos filiados ao INMETRO e obter autorização para circular. Mas para evitar esse desgaste, é possível apostar na lâmpada superbranca como uma alternativa e, então, melhorar a iluminação do seu Gol.

Já conhece as características do seu farol Gol? Então, confira as opções disponíveis na ArsenalCar e aproveite condições especiais de pagamento!