Farol de Carro

Produtos encontrados: 413 Resultado da Pesquisa por: em 7 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 413 Resultado da Pesquisa por: em 7 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

O farol de carro se destaca como um dos principais itens de segurança de um veículo. Famoso pelas recorrentes multas quando danificado, o farol de carro também é conhecido pela possibilidade de personalização. Saiba mais sobre a importância dos faróis e entenda as determinações da legislação brasileira sobre o funcionamento desse item.

Farol de carro: importância dos faróis bem regulados

O sistema de iluminação veicular é composto por diferentes faróis:

  • Farol de carro de posição: Com uso indicado, inclusive, durante o dia, o objetivo dessa luz é revelar a largura do seu veículo para os demais carros que trafegam na mesma pista;
  • Farol de carro baixo: Com uso indicado durante o dia e ao escurecer, é uma luz obrigatória em túneis e rodovias;
  • Farol de carro alto: Com uso indicado exclusivamente para pistas e rodovias sem iluminação pública, esse farol deve ser usado somente durante a noite;
  • Farol de neblina: Localizado abaixo da grade dianteira do carro, esse farol complementa a iluminação do farol baixo para garantir uma boa visibilidade do chão em condições climáticas adversas, como neblina e chuva;
  • Farol de milha: Também chamado de luz de longo alcance, o farol de milha possui um facho bastante intenso quando comparado aos demais, e deve ser aceso junto com o farol alto.

O Código de Trânsito Brasileiro determina que quando os faróis não estão em pelo funcionamento, o proprietário do veículo deve ser autuado com quatro pontos na CNH e pagar uma multa, que pode variar de R$ 86,13 a R$ 127,69, de acordo com a situação do veículo.

Farol de carro personalizado: pode ou não pode?

Muitos proprietários veem no farol de carro uma bela oportunidade de customizar seu automóvel. E, nessa hora, alguns optam pela famosa lâmpada xênon, por um kit farol de milha ou por acessórios diferentes. Contudo, é preciso estar atento! O Código de Trânsito Brasileiro determina que o xênon somente é permitido quando o carro sai com ele de fábrica. Caso seja feita uma personalização, o veículo precisa ser inspecionado por órgãos filiados ao Inmetro.

Outra novidade que merece atenção é a nova legislação que entrará em vigor a partir de janeiro de 2021 que proíbe, entre outros termos, a substituição de lâmpadas do sistema de iluminação veicular por outros de potência que não seja original do fabricante, e determina o uso exclusivo de farol xênon ou LED somente por veículos que saírem de fábrica com esse item adicional, banindo qualquer tipo de personalização.

Farol de carro: quando trocar?

Muitos fatores podem comprometer a integridade de um farol de carro. Por isso, indica-se que o sistema de iluminação do automóvel seja verificado a cada dois anos ou a cada 20 mil quilômetros rodados. Ao notar alguma alteração, faça a troca das lâmpadas e lentes de faróis imediatamente.

Na ArsenalCar, você encontra tudo o que o seu carro precisa, inclusive farol de LED, farol máscara negra, farol Gol G3, farol Palio, farol Corsa, farol Celta, farol Gol quadrado e muito mais! Confira!